segunda-feira, 18 de abril de 2011

Encontro Estadual: "Juventude, Ousadias e Resistências [RECID] - Parte 2

O segundo dia ocorreu com mais calma, depois das tantas atividades no sábado e da Noite Cultural seria pedir demais outro dia tão cheio de atividades. Bom, mas vamos ao que ainda não foi dito.

A Noite Cultural começou com a Jornada Socialista, uma mística cujo tema fortíssimo foi os 15 anos do massacre de Eldorado dos Carajás, no qual 19 trabalhadores sem terra foram assassinados num embate com a polícia. Dentre eles, Oziel Pereira dos Santos, homenageado durante a emocionante mística e entre os grupos de discussão - um deles tinha seu nome. Os outros grupos, Carlos Marighella e Aurora Maria Nascimento Furtado, ambos militantes da ALN que foram presos e torturados na época da Ditadura Militar.











Depois da jornada, o som fica por conta do Massa Coletiva e juntamente, apresentação do grupo de hip hop de São Paulo. Os caras e as minas representaram muito. Depois, um pouco de forró e pagode - já que estamos falando das raízes populares, né. E em seguida, Sobloco e o Fator Acochativo mandam o som. Durante a Noite Cultural, projeções do VJ @ocari e cerveja, de leve.





No dia seguinte os grupos de discussão voltaram a conversar sobre como iríamos dar prosseguimento à práxis teórica realizada no encontro. Foi consenso um novo Encontro Estadual a ser realizado ainda neste ano, provavelmente no início do segundo semestre. O GD do interior pretende também realizar um encontro e a partir do encontro deste final de semana, ir constantemente trocando experiências para que aumentemos essa rede e nos fortifiquemos a cada dia, juntos.



Além disso, uma avaliação com prós e contras foi feito. Importante para que continuemos a luta melhorando sempre.  E por fim, o emocionante vídeo filmado e editado pelo Comitê de Comunicação do Encontro. Assim que estiver disponível, estará assim no blog.

Considero o Encontro importantíssimo e sigo na esperança que a partir de agora, dessas trocas e vontade de cada vez mais construir juntamente com os outros coletivos essa luta, o cenário tende a mudar. Seguimos lutando e com esperança.




"Hay que endurescerse, pero sin perder la ternura jamás." (Che Guevara)

Fotos: CUPIM e Massa Coletiva

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom os dois posts, acho que foram bem explicitativos quanto a todas as atividades realizadas. Muito bom também é ver a representatividade da gelera de São Carlos nesse encontro. Hasta la vitoria, siempre! :)

    ResponderExcluir